Pular para o conteúdo
13/11

Além das Etiquetas: Do Que São Feitas as Etiquetas de Identificação Elétrica?

Numa área tão complexa como a elétrica, a identificação adequada de componentes desempenha um papel fundamental na segurança e eficiência dos indivíduos. Imagine um mundo onde não há etiquetas, cores ou marcações para orientar engenheiros, técnicos e eletricistas? Certamente seria caótico!

Felizmente a realidade é que há uma grande variedade deste tipo de identificação que nos auxilia no dia-a-dia, uma variedade que muitas vezes até nos confunde. Muitos matérias, muitas técnicas, muitas opções acabam tornando a decisão complexa.

Conheça abaixo os mais comuns e eficazes materiais a identificação de componentes elétricos utilizados no Brasil:

PVC Rígido – Etiquetas em PVC (C2H3Cl) x mais grosso que normalmente são acompanhadas de algum agente fixador como anilhas, fitas hallerman, botoeiras ou abraçadeiras. Normalmente são utilizadas em ambientes internos e hostis, sendo resistentes a calor, alta pressão e ambientes de muita vibração.

PVC Adesivo – Etiquetas em uma fina camada de PVC (C2H3Cl) x acompanhados de adesivo no verso da etiqueta. É comum sendo utilizadas em ambientes mais estáveis e controlados, como bornes, disjuntores, fios e cabos de painel elétrico. Em alguns casos há proteção contra raios UV, para utilização em ambiente externo.

Plaquetas em Acrílico – São pequenas placas em acrílico nobre (C5O2H8) n  com impressões que normalmente são utilizadas em porta de painéis elétricos e parâmetros de maquinários. Podem facilmente ser substituídas por PVC rígido uma vez que são mais difíceis de produzir e também mais caras.

Vinil Autoadesivo – São etiquetas em vinil (CH2=CH) que possuem acabamento mais detalhado. São normalmente utilizadas em comunicação visual, como placas de perigo ou indicação de material. É preciso, porém ter bastante cuidado ao utilizar este tipo de material pois, ao contrário das etiquetas em PVC, o vinil autoadesivo é inflamável.

PVC Rígido-Adesivo – Etiquetas no mesmo material do PVC rígido, porém com um liner especial na parte traseira para a fixação da etiqueta. Indicado para superfícies planas, lisas e estáveis podendo ter proteção UV para utilização em área externa.

Atente-se bem os prós e contras de cada uma das opções e a que se adeque melhor a sua necessidade, leve sempre em consideração as normas vigentes em seu estado e as normas nacionais, a identificação correta de sua instalação pode salvar vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *